fbpx
Banner Promocional - Aprenda sobre café e empreendedorismo gratuitamente
Aprenda sobre café e empreendedorismo gratuitamente
MERCADO

WOOD N’ COFFEE: PRODUTOS PERSONALIZADOS COM MADEIRA DE CAFÉ

Pinterest LinkedIn Tumblr

A vida útil de uma lavoura de café é de aproximadamente 20 anos. Em seguida, os produtores necessitam recepar ou erradicar a sua produção, e a partir disso, muitos têm dificuldades para encontrar uma destinação para a madeira que não será mais utilizada.

Entretanto, Thiago Wulfert, enxergou uma oportunidade de negócio no fim do ciclo do cafezal. Ele criou a empresa Wood n’ Coffee, responsável por produzir peças a partir da madeira do café.

Quer conhecer essa história? Continue a leitura para saber mais!

Wood n’ Coffee

Após o término da vida útil da lavoura, os produtores precisam arrancar os pés de café, que acabam exercendo duas funções: lenha para os maquinários e fogueira.

A segunda opção, conforme aponta a Wood n’ Coffee, gera uma grande emissão de CO, CO₂ e gases tóxicos que são prejudiciais ao meio ambiente, colaborando ainda mais para o aquecimento global.

Para evitar essa grande queima de madeira, foi criada a Wood n’ Coffee, com o objetivo de transformar os troncos de café em produtos voltados para os apaixonados pela bebida.madeira de café

“Inicialmente foi um hobby de trabalhar com madeira, mas em uma confraternização conversando com um amigo comentei que iria fazer uma colher de cupping com a madeira de café. Pois já tinha conseguido um tronco para testar”, comenta Thiago Wulfert sobre como tudo começou.


LEIA: DO FILTRO DE CAFÉ USADO, À ARTE


Thiago ainda cita que acreditava que o produto não teria aceitação, mas que teve uma surpresa, pois várias pessoas abraçaram a ideia e inclusive, realizaram pedidos.

“Após fazer a primeira colher, apresentar e ter esse retorno de mais de 40 profissionais do meio, ficou claro para nós todo o propósito da Wood n’ Coffee. Não só pegamos a madeira e confeccionamos peças, tentamos aumentar os elos da corrente do café”, destaca.

 

Mesmo com a pandemia da Covid-19, Thiago enfatiza que está contente com a aceitação, e que a cada dia que passa, mais pessoas e empresas têm se interessado nos produtos, além de apresentarem vários feedbacks positivos. “Isso ajuda a consolidar a ideia de que estamos no caminho certo, nos encanta saber e fazer parte desse universo do café”.

Sustentabilidade

A empresa trabalha com os três pilares da sustentabilidade atuando no âmbito social (não gerando CO₂, a queima, dentre outros), econômico e ambiental (por meio do código de rastreabilidade).

Sobre o código de rastreabilidade, Thiago explica que todas as peças de madeira de café produzidas pela Wood n’ Coffee possuem um código (Exe.: SC 03) que possibilita aos clientes visualizarem a origem da madeira no site da empresa.

“Aplicamos a rastreabilidade em cada peça, trazendo as informações da madeira e da propriedade de origem para os nossos clientes. Possibilitando uma exposição, e quem sabe até ajudando o produtor com a venda dos seus cafés”, afirma.

Produtos com madeira de café

Atualmente a empresa fabrica quatro produtos principais, sendo eles:

  • Colher de Cupping, com ou sem base
  •  Porta Cápsulas (Nespresso, Dolce Gusto ou 3 Corações)
  • Kit Copo Espresso – (2 copos e 2 pires rústicos)
  • Dosador
  • E outros produtos exclusivos como troféus
Colher de cupping com base.          Foto: Wood n’ Coffee

Thiago Wulfert diz que a empresa tem a possibilidade de atender diferentes tipos de mercados, e que por isso, a intenção é oferecer produtos com preços justos. Ele explica que atualmente o produto mais caro é a colher de cupping com base, que custa R$ 139,90, e o mais econômico é o dosador, com valor de R$ 24,90, todos com preço de varejo.

copos de madeira de café

Mas, a Wood n’ Coffee também trabalha com valor de venda para atacado, voltado para as empresas, cafeterias e torrefações, que desejam presentear seus clientes com os produtos. Atualmente a empresa exporta para países como Itália, Holanda e Arábia Saudita.

Como apresentado, a Wood n’ Coffee surge como uma solução sustentável para que o ciclo de produção do café possa ser benéfico do início ao fim.  Os produtores passam a ter uma destinação para os troncos de café e os clientes, além de adquirirem um produto personalizado, ainda contribuem para o meio ambiente.

Gostou do conteúdo? Então, compartilha com os amigos!