fbpx
PARA BARISTAS

TNT’s & O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO BARISTA

Pinterest LinkedIn Tumblr

Você já ouviu falar do TNT e ficou se perguntando o que seria? Nesse artigo nós vamos contar sobre esse movimento que vem crescendo no Brasil e atraindo cada vez mais profissionais e coffee-lovers para o mercado de cafés especiais no Brasil.

O SURGIMENTO DO TERMO

A sigla TNT, vem de Thursday Night Throwdown.

O termo Throwdown no dicionário urbano seria algo como uma contribuição individual para um projeto coletivo. O termo também é utilizado entre grupos de rappers e breakdancers para suas rodas de dança e música.

No caso do café especial, essa reunião amigável entre baristas é realizada sempre na última quinta-feira do mês, com o mesmo propósito: reunir Baristas e Coffee-Lovers em busca do Latte Art mais bonito, utilizando apenas leite vaporizado sobre café espresso. 

No universo do café, o TNT é originário de Atlanta, nos Estados Unidos e foi idealizado pelo barista Ben Helfen após participar de um torneio chamado Millrock Latte Art Championship, em Nova Iorque.

O MOVIMENTO CRESCENTE

O TNT vem ganhando cada vez mais adeptos e despertando muita curiosidade em todos os cantos do país.

Troféu para o Campeão do TNT. Crédito: Philipp Glazer

Hoje, as regiões que ganharam  destaque no cenário nacional são Curitiba (PR), Vale do Itajaí (SC), Florianópolis (SC) e São Paulo  (SP).

AS REGRAS E A ORGANIZAÇÃO

As regras do evento variam de acordo com a organização local, porém, o foco principal é entregar o desenho mais bonito na xícara e de forma amigável eliminar os adversários sucessivamente até chegar ao topo do pódio.

A avaliação normalmente é realizada por juízes convidados na hora, criando assim uma uma interação com os coffee-lovers presentes.

A análise do melhor desenho. Crédito: Philipp Glazer

Os principais critérios avaliados são centralização, simetria, contraste do leite no café, limpeza da xícara, posição do desenho (posicionado com a alça para o lado direito dos jurados), vaporização do leite e o principal deles, o desenho.

Os desenhos são sorteados por um dado ou uma roleta, sendo eles: tulipa, roseta, coração ou free-style.

A premiação varia de acordo com quem está organizando a noite de duelos, podendo ser patrocinado por alguma marca ou então no modelo de apostas com a taxa de inscrição dos baristas sendo convertida para os primeiros colocados da disputa.

As competições vem visivelmente cooperando para o crescimento do café especial em diversas regiões do Brasil, assim como explica um dos organizadores da região do Vale do Itajaí em Santa Catarina: 

“Trouxemos o TNT no Vale do Itajaí em setembro de 2018 com intuito de disseminar a cultura do latte art, do café especial e também de aproximar os baristas da região. Na primeira edição contamos com barista Emerson Nascimento como um dos jurados que também deu curso de Latte Art […] e de lá para cá a cena está em constante crescimento. É só ver várias cafeterias com excelente nível de Latte Art,  já usando cafés especiais com muito entrosamento entre os baristas que antes nem se conheciam”. disse Fred L. Ziegler, proprietário da Blum´s Kaffee em Blumenau-SC.

TALVEZ VOCÊ GOSTE DE LER: COMO ESCOLHER A MÁQUINA DE ESPRESSO IDEAL

O evento em si não está focado somente na premiação pois os profissionais podem fazer networking com os demais baristas e com público presente. A troca de experiências e a capacitação para alçar vôos maiores é o foco principal.

A partir de TNTs regionais, surgiram grandes destaques em competições nacionais. Inicialmente participando de um TNT em Curitiba-PR, que Tiago Rocha começou a se destacar:

“O TNT é sempre um ótimo jeito de se colocar dentro de novos desafios, fazendo novos desenhos. A participação nos eventos me ensinou a sempre se reinventar para conseguir vencer”, disse Tiaguinho, atual campeão Brasileiro de Latte Art que irá representar o Brasil no próximo mundial na Polônia.

Barista no momento da preparação do Latte Art. Crédito: Philipp Glazer

Se apresentar com dezenas de pessoas observando e julgando sua performance na expectativa de criar um desenho espetacular não é nada fácil. Nem mesmo os baristas mais experientes ficam tranquilos sob tamanha pressão.

Dessa forma, o evento acaba sendo um excelente preparatório na buscar de adquirir competitividade e auto confiança par disputar competições a nível nacional ou até mesmo mundial.

“O TNT faz com que você encare muitas coisas e a principal delas são as pessoas. Eu sempre fiquei e ainda fico nervoso quando vou disputar um TNT, mas a idéia é se acostumar com a idéia de as pessoas estarem te olhando e de certa forma “te julgando”. Em competições sempre tem uma certa tensão, mas a idéia é que você se sinta confortável com o que está fazendo”. completou Tiaguinho. 

Agora que o leitor já conhece um pouco mais sobre esse grande movimento que está de formando nas cafeterias do Brasil, procure as cafeterias e os baristas da sua região e inspire todos a crescer juntos.

Certamente é dos pequenos momentos que surgem os grandes campeões. 


PERFIS NO INSTAGRAM DOS TNT`s

(Caso queira incluir algum TNT nessa lista, entre em contato pelo e-mail contato@baristawave.com)

TNT VALE DO ITAJAÍ
TNT FLORIPA
TNT CURITIBA


Siga o BARISTA WAVE no Instagram, LinkedIn e Facebook