No dia 06 de outubro o CEO da Specialty Coffee Association, Yannis Apostolopoulos informou através da página da entidade e das redes sociais que está sendo preparada uma força-tarefa para apoiar provadores e classificadores de café.

Veja a carta abaixo na íntegra:

CEO da Specilaty Coffee Association – Yannis Apostolopoulos. Reprodução: Linkedin

O protocolo de degustação e classificação da SCA tornou-se a linguagem universal do comércio dentro da comunidade de cafés especiais, o que é extremamente importante para produtores, comerciantes e torrefadores de café, bem como para os profissionais qualificados que trabalham na cadeia de valor.

Hoje, estamos anunciando que nomearemos uma força-tarefa para ajudar a construir um sistema mais forte, mais acessível e mais transparente para degustadores e classificadores de café.

A SCA reconhece que os degustadores e classificadores de café realizam um trabalho de vital importância na descoberta, melhoria e garantia da qualidade do café especial.

Nos últimos 3 anos, a SCA esteve envolvida em um projeto para reunir informações da comunidade e integrar pesquisas científicas para um protocolo aprimorado de SCA Cupping and Grading, que esperamos lançar em 2023.

Este novo sistema de cupping se alinhará com uma compreensão global e moderna do café especial para fornecer uma ferramenta mais transparente para avaliar o café verde e encontrar seu valor.

Como a degustação e classificação do café são vitais para essa descoberta de valor do café, e porque reconhecemos a importância da integridade do protocolo de degustação, estamos comprometidos em trabalhar com vários grupos de partes interessadas, instituições e países produtores para melhorar a acessibilidade da SCA Cupping and Grading na educação e certificação.

Os protocolos de degustação e classificação da SCA existem como ferramentas a serem usadas pela comunidade para melhorar a qualidade do café, apoiar os produtores e estabelecer uma linguagem comum entre compradores e vendedores.

Nos últimos meses, ouvimos da comunidade Q Grader – um grupo importante de especialistas que usam os protocolos de classificação e degustação da SCA – que eles se sentem mal atendidos e sub-representados na administração atual do programa Q.

Embora a SCA não administre o programa Q, levamos esse assunto a sério e estamos tomando as medidas necessárias para garantir que os protocolos de degustação e classificação da SCA estejam atendendo à cadeia de valor conforme pretendido e para apoiar os degustadores e produtores de café.  

Para alcançar esse resultado, a SCA nomeará uma força-tarefa composta por produtores, parceiros institucionais e líderes da comunidade cafeeira para nos ajudar a construir um sistema robusto para degustadores e classificadores de café.

Para mais informações sobre a formação dessa força-tarefa serão divulgadas em breve em nosso site e no boletim da SCA .


Originalmente publicado em: https://sca.coffee/sca-news/announcement/sca-to-appoint-task-force-to-support-coffee-cuppers-and-graders