fbpx
PARA CAFETERIAS

MODA CAFEINADA: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Pinterest LinkedIn Tumblr

O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, elemento tão adorado que tornou-se uma cultura, que transpassa para o universo da moda, com a utilização de camisetas, meias, pins, lenços e demais itens inspirados na bebida.

Para entender a relação entre moda e café, conversamos com Leonardo Gonçalves do Cafe ao Leu, e Kelly Stein, jornalista responsável pela Curadoria Coffea.

Moda Cafeinada em Cafeterias

Os apaixonados por café ampliaram o seu amor pela bebida para artigos de moda. Pensando nisso, muitas cafeterias passaram a oferecer em seu espaço modas inspiradas em café, como é o caso da Cafe ao Leu, localizada em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Reprodução: Cafe ao Leu.

Leonardo Gonçalves comenta como surgiu a ideia de vender produtos de moda cafeinada em sua loja.

A ideia de vender artigos de moda cafeinada foi uma demanda, eu vi uma necessidade no mercado, vi que pessoas queriam vestir café, não só queriam consumir café especial, queriam vestir café.

Os produtos oferecidos na Cafe ao Leu são meias, camisetas e ecobags. Mas o que mais dá retorno são as meias, conforme explica Leonardo. Os produtos que a gente oferece no Café ao Leu, fora o café, as meias são os que vendem bastante. É o que temos mais procura, talvez pelo mercado não oferecer tanto isso”.

Meias Cafe ao Leu

Apesar do sucesso das meias, Leonardo comenta que seu principal foco é a venda de cafés. Além disso, não oferece mais acessórios do vestuário porque o espaço da cafeteria é reduzido.

“Então eu comecei a criar os produtos que eu ofereço na minha loja. Só que eu sou uma empresa pequena, tenho um espaço pequeno, por isso eu não tenho muita coisa, até para não perder o foco, porque meu foco é vender café”, ressalta Leonardo.


LEIA:  3 CORAÇÕES E IMAGINARIUM LANÇAM CAFÉS GOURMET ESPECIAL FRIENDS


Curadoria Coffea

Kelly Stein, diferentemente de Leonardo Gonçalves, não é proprietária de cafeteria, a jornalista é responsável pela criação da Curadoria Coffea, parceria realizada com a Loja Menu Café, que hoje conta com uma sessão exclusiva para moda cafeinada. 

Kelly Stein criou a Curadoria Coffea

Na curadoria, Kelly reúne diferentes itens da moda cafeinada como: camisas, meias, lenços, gravatas dentre outros. Ela relata que a ideia de criar uma curadoria aconteceu porque as pessoas passaram a perguntar como ela havia adquirido produtos inspirados na moda de café. 

Meia Jaca Aeropress

 “Com o perfil do Coffea, às vezes eu aparecia com uma meia, um lenço e até broche, e a pessoa falava “aí, que lindo, eu quero também, onde você comprou?”, comenta.

Por perder muito tempo enviando links dos lugares que tinha comprado os produtos, a jornalista resolveu reunir em um só lugar todos os objetos que usava no seu dia a dia.

Tendência 

Para Kelly Stein, a comercialização de produtos com o tema café é uma tendência que vem crescendo naturalmente, à medida que há mais divulgação e popularização dos cafés especiais. Ela cita a influência de mercados como o de cerveja, vinho e whisky.

A jornalista acredita que a moda cafeinada pode aumentar, quando a “bolha” dos cafés especiais for furada, e chegar até os consumidores que compram o café no mercado.

A minha perspectiva é que haverá um aumento da comercialização de peças do vestuário com tema de café no Brasil a medida que esses consumidores começarem a entrar e se divertir e aprender com o mundo dos cafés especiais, os cafés de qualidade, Kelly Stein.

Conclusão

Neste artigo apresentamos como os consumidores além de apreciarem a bebida, transpassam o seu amor pelo café para as peças do vestuário e realmente abraçam a causa. A moda cafeinada também surge como uma oportunidade de negócio para as cafeterias, que podem oferecer um produto diferenciado para o cliente.

Alguns nichos já investem na moda, principalmente o mercado cervejeiro, com itens que vão desde camisas engraçadas à chinelos. Ainda não se sabe a real expansão no universo dos cafés, mas já existe um caminho que vem sendo trilhado por algumas empresas.

Gostou da leitura? Então compartilha a informação com os amigos!


×