fbpx
Banner Promocional - Aprenda sobre café e empreendedorismo
O maior evento digital para quem quer abrir uma cafeteria
CARREIRA

MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIA DO CAFÉ NA ITÁLIA 2023

Pinterest LinkedIn Tumblr

Já pensou em estudar café na Itália?

A Fundação Ernesto Illy oferece todos os anos o Mestrado em Economia e Ciência do Café, um dos mais abrangentes e renomados do mundo e um dos únicos 100% focados na economia cafeeira internacional.

A Fundação é uma organização sem fins lucrativos fundada pela Illy Caffè S.A, que atualmente é liderada por Anna Illy, filha de Ernesto Illy, que por muitos anos foi sua colaboradora mais próxima e o acompanhou em sua jornada em busca de café de qualidade.

Entre os projetos mais significativos da Fundação está o Mestrado em Economia e Ciência do Café que é um curso credenciado de pós-graduação em café que abrange desde a parte de agronomia até a gestão de negócios e tem como principal objetivo de desenvolver as próximas gerações de líderes da indústria de países produtores de café.

O curso foi  desenvolvido em parceria e colaboração com a Universidade de Udine e Trieste, SISSA, a Trieste Coffee District e o Consórcio para Biomedicina Molecular.

O objetivo do Programa de Mestrado é oferecer formação acadêmico-profissional específica nos aspectos biológicos, agronômicos, tecnológicos e econômicos desde o cafeeiro até o produto final/consumo.

Quanto custa fazer o mestrado?

Ter o privilégio de estudar na Europa depende obviamente de muito planejamento e recursos financeiros. Por isso é evidente que não são todos que podem desembolsar € 15.000,00 (euros) apenas de taxa de matrícula para iniciar os estudos, fora os custos de viagem, alimentação, et cetera.

E exatamente por isso, a Fundação Ernesto Illy oferecerá um número limitado de bolsas integrais e parciais para jovens merecedores de países produtores de café e isso inclui o Brasil.

O Mestrado em Economia e Ciência do Café – Ernesto Illy é um mestrado interuniversitário de primeiro nível, que tem como principal parceiro a Fundação Ernesto Illy envolvida, juntamente com um grupo de líderes na área da educação e formação: a Universidade de Trieste, a Universidade de Udine, SISSA (Escola Internacional de Estudos Avançados de Trieste) e Illycaffè S.A.

São também metas do curso oferecer, consolidar e desenvolver relações entre as Universidades e o mundo dos negócios, transferindo o conhecimento tecnológico e cultural da illycaffè, o legado moral e científico do Dr. Illy e o papel de Trieste como a cidade exemplo na produção de cafés diferenciados.


SE VOCÊ SE INTERESSOU POR ESSE ARTIGO, É POSSÍVEL QUE TAMBÉM GOSTE DESTE AQUI EM BAIXO. PARA LER, CLIQUE NO TÍTULO ABAIXO:

SOBRE FAZER MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIA DO CAFÉ NA ITÁLIA


O mestrado é composto por 400 horas de aulas divididas em 9 módulos educacionais e 60 créditos universitários formativos. O trabalho do curso, ministrado inteiramente em inglês, está aberto a graduados em todo o mundo com diploma de bacharel ou equivalente nas áreas científico-tecnológica e humanística-social. Abrange toda a cadeia produtiva do café e está distribuído em duas áreas disciplinares: econômico-gerencial e científico-tecnológico.

As aulas serão ministradas via internet de janeiro a novembro de 2023. Haverá um período de 6 semanas (setembro a meados de outubro) em Trieste, Itália, para aulas práticas presenciais.

Como concorrer a bolsa de mestrado?

O auxílio financeiro oferecido pela Fundação Ernesto Illy será para um número limitado de candidatos e visa cobrir os custos totais ou parciais para frequentar o programa de mestrado. Para concorrer o(a) candidato(a) deverá enviar os seguintes documentos em língua inglesa:

  •  Carta de auto apresentação explicitando interesse e motivação para realizar o curso (máximo de 2 páginas);
  • Currículo em formato Europass com fotografia.

Os documentos devem ser enviados para o e-mail: [email protected]

Os pré–requisitos para concorrer à bolsa de estudos são um excelente desempenho acadêmico, além de forte envolvimento profissional com atividades cafeeiras e interesse em se desenvolver nessa área. Como o curso inteiro é ministrado em inglês, a fluência na língua é exigida.

 

Para mais informações sobre o Programa Educacional, clique aqui. ou contate a fundação pelo e-mail [email protected]


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM QUEIRA LER SOBRE:

INGLÊS E CAFÉ: A IMPORTÂNCIA DO IDIOMA PARA O BARISTA BRASILEIRO


Este programa de mestrado oferece formação acadêmico-profissional específica e de alta qualidade nos aspectos biológicos, agronômicos, tecnológicos e econômicos desde a planta de café o consumo final. O aluno será apoiado em uma constante abordagem multidisciplinar e terá como elemento unificador a busca da qualidade e ética em todas as fases do processo de produção e comercialização do café.

Este mestrado é explicitamente inspirado nos valores éticos e na abordagem científica e gerencial que pertenciam a Ernesto Illy, adotando sua herança cultural e levando seu nome com uma dedicação ideal.

O período de inscrição regular para o mestrado em Economia e Ciência do Café – Ernesto Illy é de julho a setembro de 2022, mas o prazo para solicitação de bolsa de estudos será até 15 de julho de 2022.

Divulgue enquanto há tempo.


CONHEÇA O MASTER BARISTA: O CURSO DE BARISTA PRA QUEM QUER EMPREENDER COM CAFÉ

 

Fontes de consulta:

http://universidadedocafe.com/noticias/estao-abertas-as-inscricoes-para-a-edicao-de-2023-do-international-masters-in-coffee-economics-and-science-ernesto-illy/

https://www.illy.com/pt-br/fondazione-ernesto-illy

https://fondazionernestoilly.org/wp-content/uploads/2021/06/mces-ernesto-illy-2021-didactic-program-eng-ita-1.pdf