Dias 8, 9 e 10 de setembro de 2022 acontecerá a 4ª edição do Intertorra, o maior encontro de torrefadores do Brasil.
O evento promove um intercâmbio de conhecimento entre torrefadores mestres e aprendizes, oferecendo uma verdadeira imersão em conhecimento sobre torra e o mercado de torrefações.
Serão aproximadamente 150 profissionais do café reunidos, com o intuito de compartilhar ensinamentos através de múltiplas experiências.
Profissionais experientes no mercado de cafés, como consultores, instrutores, pesquisadores, cafeicultores, mestres de torras, Q-graders, foram escalados como embaixadores do evento, enriquecendo o intercâmbio com seu know-how.
Os embaixadores atuarão na interação entre todos os intercambistas, liderando e orientando as equipes a buscarem os melhores resultados, nos blocos de torra, assim como nos cuppings.
A IMERSÃO
São previstas 15 horas de programação diárias, com conteúdo intensivo, nos 3 dias de intercâmbio.
Diversas palestras estão programadas, ministradas por profissionais com ideias inovadoras e experimentos disruptivos. O objetivo é enriquecer ainda mais as atividades do evento, trazendo novas perspectivas aos participantes.
Mas é claro, tudo isso regado a momentos de descompressão também, com muita diversão a ser proporcionada aos participantes.
COMO ACONTECE O INTERCÂMBIO?
Haverão atividades 100% práticas, organizadas em blocos de torras, com 12 máquinas, de 3 fabricantes diversos. Sendo assim, todos os intercambistas terão oportunidade de praticar em 3 tipos de torradores diferentes.
Todas as torras serão monitoradas pelo software Cropster, com apoio de profissionais qualificados, e cada bloco de torra disponibilizará um período, para que seus participantes torrem diferentes cafés.
Os cafés de cafeicultores reconhecidos por sua qualidade, foram cuidadosamente selecionados para o Intertorra. Serão cafés com diversos tipos de processamentos, como o Natural, Fermentado e Cereja Descascado, fazendo com que os intercambistas possam praticar em diversas realidades de matéria-prima.
AVALIAÇÃO E CUPPING
As amostras dos melhores resultados das equipes, serão selecionadas para serem avaliadas em um cupping e também por um protocolo de avaliação sobre a qualidade da torra, onde os melhores perfis serão destacados.
Dessa forma, os participantes também se aprofundarão em análises sensoriais e calibração, conduzidos por profissionais que são referências no Brasil e no mundo.
Uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre matéria-prima, técnicas, máquinas, tecnologias, com feedbacks valiosos de diversos profissionais.
Se você busca networking e muita troca de experiências, saiba que este evento é único no Brasil e promete entregar muito conhecimento para o desenvolvimento do profissional de torra e para o mercado de torrefações.
É o conhecimento de todos, para todos, democrático e inclusivo. Entendemos que esta é a melhor forma de somarmos para o mercado de torrefadores no Brasil”. (Matheus Tinoco, idealizador do Intertorra)
Reconhecida pela produção de cafés especiais de excelente qualidade e, ao mesmo tempo, por resgatar e proteger a cultura local, a Fazenda Morada da Prata têm seus valores pautados na sustentabilidade, na preservação da história do café, e no uso da tecnologia para obter os melhores grãos.
A Fazenda é certificada em programas como o Rainforest Alliance, 4C, e Café Practices, destina 33% de sua área como reserva florestal, além de preservar a história do café com construções originais de 1926, onde segue o projeto para um museu, com diversos registros da história que entremeia o café e nosso país.
Você pode falar diretamente com o organizador do evento, Matheus Tinoco, para saber mais informações sobre o Intertorra, o maior encontro de torrefadores do Brasil, clicando aqui.
Barista, Instrutora, Especialista em Rotulagem de Alimentos, Coordenadora Educacional no método Master Barista.
Pós-graduada em Negócios da Gastronomia e em Docência no Ensino Superior.
Criadora de conteúdo no perfil @Cafeística
Comments are closed.