fbpx
Banner Promocional - Aprenda sobre café e empreendedorismo gratuitamente
Aprenda sobre café e empreendedorismo gratuitamente
PARA COFFEE-LOVERS

CONHEÇA A HARMONIZAÇÃO DE CAFÉS E QUEIJOS

Pinterest LinkedIn Tumblr

Muitas pessoas pensam em vinho quando falamos sobre harmonização com queijos. Mas existe outra saborosa opção, ainda pouco explorada, de harmonizar queijos com café!  Quer saber mais sobre o assunto harmonização de cafés e queijos? Então vamos conhecer um pouco mais sobre essa deliciosa parceria.

Tipos de queijos

Você pode não ter percebido isso antes, mas existe uma infinidade de tipos diferentes de queijos, com os mais variados sabores, aromas, nível de sal e gordura. Uma mesma fazenda pode até mesmo produzir variações do mesmo tipo de queijo, dependendo da oferta de pasto ou mudança de clima.

O especialista em queijos e cheesemonger John Braga explica que os sabores presentes na terra, na grama, na água e até no ar passam pelo animal, chegam ao leite e se expressam no queijo. Há de tudo um pouco, até queijo com chá na massa.

Harmonização de café e queijos

O  processo de produção também determinará o tipo de queijo produzido. Uma escolha entre se irá pasteuriza-lo ou fazer um queijo de leite cru, como irá separar a parte sólida, que será utilizada para produzir o queijo, da parte líquida do leite, usando ou não coalho para acelerar o processo. 

Essas informações são importantes, já que existe também uma variedade imensa de cafés, com acidez, amargor, notas de sabores e doçura. Logo, você tem uma ótima desculpa para juntar uma caneca de café com mais um pedaço de queijo.

O que é harmonização

A harmonização é simplesmente combinar um alimento com outro. Quando você coloca queijo ralado no seu macarrão, está harmonizando, ao pedir um bolo de chocolate com seu espresso, o que será que está fazendo?

café e queijo

A ideia é juntar dois ou mais alimentos para realçar um ou criar algo novo. Pode gerar um sabor neutro, não é ruim, mas não é o que procuramos.

Também não esqueça de relaxar e aproveitar, procure um momento de descontração, aprendizado, bons alimentos e combinações inusitadas, é o que indica John.


CONHEÇA TAMBÉM HARMONIZAÇÃO DE CAFÉS E CHOCOLATES


Por onde começar

Os cafés e queijos possuem texturas e intensidades semelhantes, e muita opção dá uma sensação de exaustão. Mas, para iniciar a harmonização de cafés e queijos, é bem mais simples do que se pensa, é só ir provando!

O cheesemonger John diz para levar o que estiver ao seu alcance, seja um ou mais queijos. Escolha algo que você já conheça, mas permita-se trazer algo novo também. Compartilhe harmonizações que você já tenha experimentado e gostado. E divirta-se enquanto estiver degustando seus queijos.

Siga esse passo a passo, para potencializar sua experiência:

  1. Pegue o café que mais toma em casa e compre um queijo, um Brie, um Canastra, um Gouda, um Minas Frescal…
  2. Extraia o seu café e beba com um pedaço de queijo, depois com outro tipo queijo e assim sucessivamente, ou no intervalo que mais desejar.
  3. Beba e coma apreciando o que acontece na boca, a textura, os sabores, a intensidade de cada alimento e como tudo se mistura.

Depois desses passos, quando você se der conta, terá uma bandeja só com queijos na geladeira!

Semelhança ou contraste

A dica básica é juntar queijos suaves com cafés suaves e queijos intensos com cafés intensos, mas também podemos focar no doce com salgado e amargor versus gordura.

Vamos dizer que você goste de café com amargor bem presente, se bebê-lo acompanhado de um Gouda, por exemplo, terá o amargor do café suavizado e a doçura de ambos mais fáceis para sentir.

Também funciona com cafés ácidos, a não ser que adicione uma geleia cítrica, de menta ou de pimenta. Nesse caso, o Gouda serve como um catalisador e realça a acidez de tudo que está colocando na boca.

Brinde de café

E se seu café for um espresso? Bem se gosta de queijos azuis, a potência de um espresso com o gosto forte de um Gorgonzola preencherá sua boca com muita intensidade nos sabores.

Já se quiser uma combinação mais suave, mas não abre mão do cafezinho extraído na pressão, teste com um Minas Frescal ou Ricota de qualidade, e sinta como se adicionasse creme a sua bebida.

Se você não gosta muito de acidez ou amargor, fique tranquilo que você não será excluído, vá de Brie ou um Camembert e seu equilíbrio está garantido, com o toque macio e aveludado desse queijos de mofo branco.

Conclusão

Como apresentado, a harmonização de cafés e queijos pode acontecer de diferentes formas. Além disso, você pode explorar uma infinidade de queijos nessa combinação!

Não pare nesse artigo, compre cafés especiais e queijos artesanais. Prove e teste até chegar ao resultado desejado. Vamos mostrar ao mundo o poder que tem um café e uma lasca de queijo!