fbpx
NOTÍCIAS

FAKE NEWS SOBRE CAFÉ E CORONAVÍRUS

Pinterest LinkedIn Tumblr

É indubitável que o consumo regular e moderado de café trás diversos benefícios para a saúde humana.

Há alguns meses atrás espalhou-se na internet uma fake news envolvendo o café. Uma história absurda onde um suposto caminhoneiro contava em um audio que descobriu que adicionavam sangue de boi ao café torrado e moído.

Felizmente a notícia foi rapidamente desmentida, mas é complexo aferir os danos causados por uma fake news depois que ela se espalha.

Em tempos onde o mundo inteiro busca respostas para a pandemia do COVID-19 e todas as pessoas passam a olhar com mais cuidado para a própria saúde, começam também a surgir novos boatos com soluções milagrosas e, em casos mais graves, envolvendo golpes financeiros.

O mais novo boato em relação as possibilidades de cura do coronavírus envolve a bebida mais consumida do mundo: o café.

VEJA AQUI A OUTRA FAKE NEWS DO CAFÉ: FAKE NEWS DO CAFÉ COM SANGUE DE BOI

Nos últimos dias, algumas correntes de WhatsApp e posts nas redes sociais começaram a compartilhar o boato que dá créditos a rede de televisão americana CNN, informando que o café e alguns chás poderiam curar ou ajudar a prevenir o coronavírus.

A falsa notícia afirma que o médico chinê Li Wenliang, morto recentemente por ter contraído o vírus, documentou os possíveis efeitos de cura ou prevenção em função do fortalecimento do sistema imunológico.

A ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) já se posicionou nas redes sociais, confirmando que o assunto abordado trata-se de fake news.

Em tempos em que o assunto sobre o COVID-19 é transmitido praticamente 24 horas por dia nos meios de comunicação do mundo inteiro, grupos desonestos se aproveitam para criar notícias falsas e espalhar, ironicamente, de maneira viral.

O isolamento é a forma de combate mais eficiente até o momento para evitar a transmissão do vírus e não é diferente contra as fakes news que insistem em fazer parte do nosso dia a dia no Brasil e no mundo.

Isole o vírus, seja ele uma doença ou notícia.