fbpx
PARA COFFEE-LOVERS

É DIA MUNDIAL DO ROCK, E COMEMORAMOS COM CAFÉ!

Pinterest LinkedIn Tumblr

13 de julho é o Dia Mundial do Rock e além de comemorarmos, vamos te mostrar como o café e o gênero rock’n roll têm mais coisas em comum do que notas, sejam musicais ou sensoriais.

Créditos: Thales Fernandes

 A data originou-se em 1985 no Live Aid, um megaevento contra a fome e a miséria na Etiópia (país de origem do café).  Com o objetivo de despertar a consciência do planeta para o sofrimento do continente africano, o Live Aid reuniu artistas na Filadélfia (EUA) e Londres (Inglaterra) em shows transmitidos simultaneamente pela TV.

Foi um evento épico e marcou a história do Rock, pelos artistas de peso que se apresentaram. As bandas Queen, Led Zeppelin, Dire Straits, Scorpions, Black Sabbath são alguns dos exemplos que enlouqueceram os fãs, nos shows.

A banda Pink Floyd apresentou-se com sua formação original, após 20 anos da sua separação.  Phil Collins esteve na apresentação dos dois países e partiu dele a ideia de instituir o Dia Mundial do Rock naquela data.

Embora a denominação Dia Mundial do Rock e da grande reverência dela no Brasil, outros países defendem outras datas como mais significativas para essa homenagem, como 05 de Julho, por estar relacionada a Elvis Presley e The Beatles.


LEIA MAIS: 07 DE JULHO, DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE


 

CAFÉ COM ROCK

Não há como não associar Rock e Café sem lembrar da grande rede Hard Rock Café. Apesar do nome sugerir uma cafeteria, o conceito de seus idealizadores em 1971 (Isaac Tigrett e Peter Morton) era ter um espaço para servirem seus hambúrgueres americanos e exporem suas coleções de objetos de rock. Hoje, a Hard Rock Café representa o mercado da hospitalidade com diversos restaurantes espalhados pelo mundo e também na rede hoteleira.

Créditos: Vado in Giappone

Vemos inúmeras casas inspiradas nessa temática, como a Classic Coffe Rock, em Missouri (EUA). No Brasil se mesclam cafés, bistrôs, pubs, música ao vivo em diversas casas traduzindo o tema café e rock. As genuínas cafeterias desse gênero costumam se assemelhar ao estilo americano da Starbucks. Temos como exemplo a Coffee & Stuff em Porto Alegre. 

O Grupo Três Corações foi o fornecedor oficial de Café no Rock in Rio 2019 e lançou uma edição limitada de café em cápsulas, o Espresso Coffee Rocks . Em São Paulo, a Il Barista Cafés Especiais, que homenageia a música em sua linha de cafés, tem um deles inspirado no Rock.

Créditos: Wolf Blur em Pixabay

ROCK-COFFELOVERS FAMOSOS

Slash, o  ex-guitarrista do Guns`n Roses em uma de suas visitas ao Brasil fez um pedido de um autêntico coffeelover e foi prontamente atendido, com cafés especiais brasileiros e importados a sua disposição.  A banda Kiss teve sua loja, a Kiss Coffeehouse, famosa por servir o Frozen Rockuccino.

A Rockin`& Roastin Coffee (EUA) trabalha com cafés orgânicos e veio da necessidade de seu proprietário, que sentiu-se traumatizado por experimentar cafés ruins, e por isso decidiu ter sua própria cafeteria. De quem estamos falando? De Joey Krammer, baterista do Aerosmith.


VEJA TAMBÉM: COMO USAR O APLICATIVO WAZE NA SUA CAFETERIA


ROCK COM CAFÉ

Listamos alguns dos rock`n rolls no tema, para você ouvir tomando aquele café, nesse Dia Mundial do Rock!

Créditos: Sandeep Kr Yadav em Unsplash

Johnny Cash –  Cup of Coffee

The Cranberries – Wake Up and Smell The Coffee

Bob Dylan – One More Cup Of Coffee

Supercombo – Café Amargo

Evora – Café em Sol Maior

Red Hot Chili Peppers – Coffee Shop

Squeeze – Black Coffee In Bed

The Classic Crime – Blisters And Coffee

E como diriam Os Beatles na clássica“All you need is love” (tudo o que você precisa é amor). Mas, além disso, nós sem dúvidas acrescentaríamos: “and Coffee” (e café) — porque, não é possível viver sem essa bebida que nos alegra todos os dias.

Créditos: Thales Fernandes

E um agradecimento especial ao Thales Fernandes (@nao_sou_barista), pela contribuição com as fotografias!