fbpx
Banner Promocional - Aprenda sobre café e empreendedorismo gratuitamente
Aprenda sobre café e empreendedorismo gratuitamente
MERCADO

CONHEÇA A ESCALA DE CORES PRESSCA

Pinterest LinkedIn Tumblr

Chegou uma novidade no mercado, voltado para torrefações, cafeterias, mestres de torra e para interessados em torra para uso doméstico.

O ABG Color System, Escala de Cores para Café Torrado Pressca é o mais novo produto da Pressca, é um sistema de verificação de cor do café torrado para auxiliar os profissionais a visualizarem o perfil de torra com maior praticidade.

Para entender mais sobre o assunto, conversamos com Ensei Neto, consultor de cafés de qualidade, que contou detalhes sobre a elaboração do produto. Ficou curioso? Continue a leitura do artigo para saber mais!

A PRESSCA

É uma marca conhecida por desenvolver soluções práticas e acessíveis para o mercado de café e de bebidas por infusão. Começou no mercado em 2016, a partir do lançamento da Cafeteira Portátil Pressca, desenvolvida para atender os amantes do café, que permite fazer o café em qualquer lugar, sem a necessidade de usar filtros descartáveis.

Os demais produtos da empresa são espumador de Leite, balança dose certa, chaleira pescoço de ganso, e agora em 2021, o ABG Color System. Saiba mais sobre a novidade no tópico abaixo!


LEIA TAMBÉM SAIBA COMO DESENVOLVER ANÁLISE SENSORIAL PARA O CAFÉ


ABG Color System – a criação

A torra é uma das etapas mais importantes para a qualidade do café. A Escala de Cores para Café Torrado Pressca foi criada para ajudar os profissionais a identificarem com praticidade e precisão o resultado de um ponto de torra.

Ensei Neto comenta como a ideia de criar o ABG Color System é algo antigo, quando ainda era membro do Technical Standards Committee (Comitê de Normas Técnicas) da SCA – Specialty Coffee Association.

O jogo de discos Agtron é uma alternativa muito boa e inteligente, pois são os mesmos discos para se fazer a calibragem do famoso colorímetro para verificação de cor do café torrado. O problema maior é o acesso (vendido pela SCA em US$) e o fato de que por ser papel, tem de ser reposto com frequência porque se desgasta com o uso intensivo.

O desenvolvimento do ABG Color System  teve como ponto principal a tecnologia. Ensei destaca que a relação estreia com a Naxos, indústria responsável pela criação da Pressca, permitiu a viabilidade da confecção da Escala de Torra.

O processo durou mais de 18 meses,  abrangendo a fase de concepção, modelagem 3D , até chegar no protótipo final.

“O que demandou mais pesquisa foi o sistema de impressão, que é de alta tecnologia, tanto no tipo dos pigmentos empregados como na distribuição na superfície. O produto em si, em termos de design e conceito, defini há 4 anos atrás e a formatação gráfica foi feita pelo artista Daniel Kondo”, ressalta Ensei Neto.

Perguntado sobre como o produto pode ajudar as microtorrefações, Ensei aponta que a Escala de Torra foi desenvolvida por ele e Pressca, com o objetivo de colocar no mercado uma ferramenta útil, intuitiva e acessível.

O principal público é a pequena torrefação que muitas vezes não tem acesso aos equipamentos mais sofisticados. Acreditamos, também, seguindo tendência, que deverá atender bem o uso doméstico. Sua excelente relação de benefício/custo está no fato de que a precisão do sistema é suficiente para o segmento de mercado que pretende-se atender.

Escala de Torra Pressca

Como funciona

Após a moagem do café, o produto moído será comparado visualmente com diferentes tonalidades que se assemelham ao ponto de torra.

A comparação lado a lado do café moído, juntamente com a Escala de Cores, permitirá uma visualização melhor do ponto de torra.

escala de cores
ABG Color System conta com dois recipientes para obter uma visualização do ponto de torra.

Como usar

Para utilizar a Escala de Cores para Café Torrado Pressca, é importante realizar alguns procedimentos como:

Moagem do café: deverá ser realizada uma moagem como se fosse para espresso, que equivale a no máximo tamanho de partícula de 340 micra (1 micra = milésima parte de 1 mm).

Não é recomendado uma moagem muito fina (micropó) porque a partícula absorverá água do ambiente, interferindo na percepção de cor.

Uniformização: a superfície do café deverá ser uniforme para reflexão de luz.

Recipiente cheio: para obter uma comparação mais precisa, é necessário encher por completo os recipientes do ABG Color System, que ajudarão a visualizar melhor o perfil de torra.

Iluminação: realizar a comparação em um ambiente bem iluminado, de preferência com luz natural, pois permitirá uma visualização comparativa eficiente.

Entretanto, se for feito na luz artificial, as especificações da lâmpada são tipo Daylight Special, temperatura de cor maior que 4.000ºK, IRC (Índice de Reprodução de Cor) melhor que 90%, e garantia de no mínimo 400 lumens sobre a superfície da escala de cor, que repetem as características da luz natural.

Importante lembrar que a luz não deve incidir diretamente para se evitar reflexos que podem dificultar a verificação.

Gostou do Escala de Torra Pressca? Para adquirir o produto, você pode entrar em contato com o WhatsApp ou Redes Sociais da Pressca.