fbpx
PARA COFFEE-LOVERS

CONHEÇA 5 BENEFÍCIOS DO CAFÉ PARA A SAÚDE

Pinterest LinkedIn Tumblr

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, faz parte do cotidiano de muitas pessoas, seja para um estímulo para começar o dia, ou para uma pausa durante o trabalho, é sinônimo de hospitalidade e afeto. 

O consumo de café já é um hábito, principalmente no Brasil, em que a bebida é a segunda mais consumida pela população, conforme aponta a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Quer saber os benefícios do café para a sua saúde? Continue lendo e entenda!

1. Previne o câncer e diabetes

Estudos apontam que o consumo do café atua na prevenção de alguns tipos de câncer, como de próstata, mama e fígado. Isso ocorre porque o café apresenta diferentes oxidantes, que inibem o desenvolvimento da doença. 

A bebida também auxilia no combate ao diabetes tipo 2, porque tem substâncias como os ácidos clorogênicos e a trigonelina alcaloide que auxiliam na diminuição da glicose e insulina.

2. Protege o coração

café diminui infarto

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, mostrou que o consumo de café reduz em até 11% o risco de insuficiência cardíaca. Esse benefício está associado aos polifenóis, que impedem a ação dos radicais livres, reduzindo o risco de infarto.

O estudo mostrou que o consumo de café deve ser de uma ou duas xícaras por dia, pois mais que isso, pode trazer danos ao coração.


LEIA TAMBÉM VOCÊ SABE PARA QUE SERVE A CAFEÍNA?


3. Combate o cansaço

A cafeína é o principal componente do café, é responsável pelo aumento da produção do hormônio cortisol, que inibe a ação da adenosina, neurotransmissor que desacelera o organismo, e dopamina, que age na melhora do humor, combate a depressão e ajuda na atenção.

Dessa forma, a cafeína possibilita uma sensação de energia, porque altera a percepção de cansaço e fadiga.

Vale destacar que o efeito da cafeína é diferente para cada pessoa, já que cada um tem uma maneira de metabolizar a substância no corpo.

4. Auxilia na perda de peso

café e atividade física
Café ajuda no emagrecimento

O café pode ser um ótimo aliado para pessoas que querem perder peso porque a presença de substâncias como a cafeína, teobromina, teofilina e ácidos clorogênicos, possibilitam o efeito termogênico, fazendo com que o indivíduo gaste mais calorias e perca mais gordura.

É fundamental citar que a perda de peso depende também da prática de exercícios físicos e alimentação saudável.

5. Diminui quadros de depressão

O consumo de café pode ajudar no combate aos sintomas da depressão conforme é apontado em um estudo por pesquisadores da UFSC.

Isso ocorre porque altera o humor de forma positiva e contribui para uma melhor percepção cognitiva, pois atua no sistema nervoso central.


SAIBA COMO FAZER UM BOM CAFÉ EM CASA 


6. Contribui para a socialização

amizade e caféComo um hábito cultural, o café é um instrumento de socialização, pois está presente em inúmeros lugares, seja em uma reunião com a família e amigos, ou no trabalho. Oferece uma melhor de humor, o que favorece o bem-estar pessoal.

Em suma, o café apresenta diferentes benefícios, desde a prevenção de algumas doenças até a melhora do convívio social.

A maioria das pesquisas revelam que a quantidade de consumo de café deverá ser de três a quatro xícaras de 50 ml. Não há uma regra, pois cada organismo atua de uma maneira. É fundamental respeitar a individualidade e tolerância de cada um.

Gostou do post? Apresente os benefícios do café aos seus amigos!

×