fbpx
Banner Promocional - Aprenda sobre café e empreendedorismo
Aula gratuita com a barista e nutricionista Andrea Menocci
PARA CAFETERIAS

COMO USAR O APLICATIVO WAZE NA SUA CAFETERIA

Pinterest LinkedIn Tumblr

Em uma sociedade cada vez mais conectada, os aplicativos de trânsito como o Waze tornaram-se alinhados de motoristas que utilizam a tecnologia para encontrar o melhor caminho para o seu destino.

Além do melhor trajeto, o Waze é uma excelente ferramenta de divulgação para as empresas. Isso porque o aplicativo mostra para os motoristas locais que podem ser visitados próximo à sua localização.

A partir disso, o aplicativo de GPS passa a ser mais uma estratégia de marketing de uma empresa. E você, quer saber como o Waze pode te ajudar a conquistar mais clientes para a sua cafeteria? Continue a leitura! 

O que é Waze?

Criado em 2008 pela Waze Mobile de Israel, o aplicativo Waze pode ser baixado de forma gratuita em smartphones com sistemas Android e IOS. Em 2013 a startup foi vendida para a gigante Google por US$ 966 milhões.

Atualmente o aplicativo conta com mais de 130 milhões de usuários ativos por mês, seja motorista ou passageiro (Waze Carpool). A plataforma opera em 75 países e está disponível em mais de 50 idiomas.

Esse aplicativo de localização é baseado em sistema colaborativo, com diversos voluntários espalhados pelo mundo que compartilham mapas e diversas informações sobre o trânsito.

Passou a ser indispensável para os motoristas e passageiros. Graças à tecnologia, agora é possível otimizar o tempo dentro do carro, encontrar melhores trajetos em menos tempo por meio do GPS e dividir caronas com as demais pessoas.

Dentro do Waze os usuários podem experimentar diferentes funcionalidades:

  • Relato de engarrafamentos;
  • Alteração de pontos de referência;
  • Atualização de números de casas;
  • Informação sobre acidentes;
  • Identificação de  postos de gasolina com preços mais acessíveis;
  • Acesso ao Spotify sem mudar de tela;
  • Cálculo de preço de pedágios.
  • Dentre outras.

Mais que um aplicativo de trânsito, uma rede de amigos

O diferencial do Waze é a rede social, em que usuários podem relatar em tempo real as situações de trânsito como blitz policiais e engarrafamentos. Além disso, o aplicativo funciona como um rastreador de amigos.

Por exemplo, caso o usuário marque a sua cafeteria como destino final. O Waze detecta os outros amigos que também irão beber um café no estabelecimento. Por meio disso, apresenta a distância entre eles e o tempo previsto de chegada. Interessante não?

Como funciona o Waze Ads?

Além de todos esses benefícios para os usuários, existe ainda o Waze Ads, ferramenta de anúncios do aplicativo de trânsito que oferece propagandas baseadas na localização do usuário.

Vale destacar que no Brasil, de acordo com a empresa, são 14 milhões de usuários, considerado o maior mercado comparado aos demais países da América Latina. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo representam 1, 7 milhão e 4,5 milhões de usuários ativos, respectivamente.

Ao anunciar a sua cafeteria no Waze, você pode:

  • Divulgar a sua marca e reforçar a sua imagem para os clientes;
  • Ter um canal com grande visibilidade para fixar a sua marca na mente do consumidor;
  • Aumentar o fluxo de clientes na sua cafeteria.

Além disso, o aplicativo permite segmentar o público que irá receber os anúncios, conforme alguns critérios como:

Audiência: consegue localizar o motorista na sua rota diária, seja pelo destino escolhido ou por meio da variação de distância da própria rota.

Tempo real: a cafeteria poderá escolher um dia da semana ou um horário específico do dia para que o anúncio apareça no aplicativo. A partir disso, consegue enviar mensagens conforme o clima ou o trânsito da região. 

É um ótimo momento para enviar uma mensagem para beber um café quentinho caso o dia esteja frio, por exemplo. Ou um cold brew em dias mais quentes.

Quais os tipos de anúncios?

Para fazer o marketing da sua cafeteria no Waze Local, você pode optar pelas seguintes modalidades de anúncio.

Anúncio de Pin

Os pinos ou pins mostram o logo do estabelecimento, funciona como o letreiro da loja. Têm a função de informar e lembrar aos motoristas que a sua cafeteria está localizada próxima ao seu trajeto ou nas redondezas.

Quando o motorista clica no pin, logo surge um banner e demais informações sobre o seu negócio. Em seguida, o cliente tem a opção de tocar em “dirigir até lá” ou “ligar para loja” para conhecer o seu espaço.

No anúncio de pin você pode colocar em prática toda a criatividade para atrair clientes para a loja, a partir de promoções, imagens chamativas do menu oferecido na cafeteria, etc.

Anúncio de busca

Nesse tipo de anúncio, o seu negócio aparece no topo das buscas quando o motorista procura pelo nome da cafeteria ou por algum estabelecimento próximo. No anúncio de busca, aparece a logo da sua loja.

Essa modalidade é interessante para atrair pessoas que estão nas proximidades. O usuário pode salvar a localização ou a oferta para olhar com mais atenção depois.

Anúncios de Takeover 

A categoria de anúncio Takeover ou Speed Zero funciona como uma espécie de outdoor digital que aparece quando o motorista está com o carro parado. Mostra informações tanto para o público que está próximo ou não do seu negócio.

Por ocupar um bom espaço na tela do usuário, o Takeover pode ser usado para dar informações mais completa e atrativa do seu menu. É possível anúncios programados para depois do almoço, por exemplo, com ofertas de espressos.

Todas as modalidades de anúncios são interessantes, seja para o usuário clicar em adicionar o destino, acessar o site ou entrar em contato pelo telefone. Entretanto há outros recursos que merecem atenção como “adicionar aos favoritos” ou “salvar para ir depois”.

Quanto custa anunciar minha cafeteria no Waze?

Os valores para anunciar no Waze são calculados a partir do Custo por Mil Impressões (CPM), ou seja, a cada 1000 exibições de anúncios, o valor a ser pago é $1.  Por isso pode variar bastante, conforme a estratégia do seu negócio. Porém, para ter uma base, o preço padrão para pins é de $1 e $20 para os anúncios takeover.

Vale destacar que é preciso ter um cartão internacional para começar a anunciar no Waz, com valor debitado na própria fatura.

Vale a pena anunciar minha cafeteria no Waze?

Para quem tem um local físico e aposta em divulgação a partir da proximidade de localização vale a pena. Porém dependerá do objetivo de cada negócio e no quanto você está disposto a investir.

Sem dúvidas, o Waze mostra-se como mais uma opção de ferramenta para atrair clientes para a sua cafeteria. Assim como nas demais mídias digitais, é preciso realizar um planejamento e avaliar o Retorno sobre o Investimento (ROI) ao optar pelo Waze.

O intuito deste artigo foi apresentar como o Waze pode ser uma alternativa de marketing para o seu negócio. Pois muitas pessoas acabam pensando somente em opções tradicionais como Instagram, Facebook, entre outras.

Mas, como foi apresentado, o aplicativo de localização tornou-se bastante popular entre motoristas e passageiros, devido às facilidades para “driblar” o trânsito principalmente das grandes cidades. E ter a sua cafeteria lá pode ser um diferencial no mercado.