fbpx
Banner Promocional - Aprenda sobre café e empreendedorismo gratuitamente
Aprenda sobre café e empreendedorismo gratuitamente
MERCADO

COMO FUNCIONA A GESTÃO NA PRODUÇÃO DE CAFÉS

Pinterest LinkedIn Tumblr

A fazenda de café é uma empresa como qualquer outra, mas por muito tempo não foi vista como tal. Administrar uma propriedade rural não é uma tarefa fácil, já que culturalmente a gestão na produção de cafés acontece de improviso, em na maioria das vezes o  proprietário só vai saber no fechamento da colheita qual foi o lucro alcançado.

Neste artigo, vamos apresentar como funciona a gestão na produção de cafés e quais os processos envolvidos antes e depois da lavoura. Continue a leitura para entender!

Perfil do produtor de café brasileiro 

De acordo com o Relatório de Pesquisa elaborado pelo PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios da Universidade de São Paulo) dentro do convênio com a Universidade Illy do Café, o perfil do produtor de café no Brasil consiste em:

  • 51% dos cafeicultores não possuem ensino superior
  • 78% desses produtores são os responsáveis pela gestão da propriedade
  • 77% possuem mais de 40 anos

Por meio desses dados e de fatores culturais observados em grande parte das pequenas e médias propriedades, podemos observar que muitos produtores não tinham acesso a ferramentas de gestão que poderiam auxiliar sua propriedade.

Agro 4.0 

Nos últimos anos a participação de jovens dentro do setor agropecuário no Brasil, inclusive na cafeicultura, tem crescido e influenciado diretamente na gestão das propriedades.

Isso acontece porque o jovem tem fácil acesso à informação e tecnologia, conectando o campo a cidade com muita rapidez e facilidade.

Com isso, a utilização de sistemas de gestão mais eficientes desenvolvidos por empresas chamadas de startups tem chegado a propriedade rural e facilitado a administração delas.

Essas metodologias têm a intenção de facilitar os processos, valorizar os colaboradores e estar mais próximo e atento ao que o consumidor procura.


LEIA MAIS  SELOS E CERTIFICAÇÕES NAS EMBALAGENS DE CAFÉ


Os processos

As metodologias ágeis buscam sempre simplificar processos, cortar desperdícios e despender somente o tempo necessário para determinada tarefa, e por isso, o planejamento é essencial.

Produzir café não é uma tarefa fácil, apesar da colheita acontecer uma vez no ano, os processos para alcançar a produtividade  e sanidade da lavoura começam com bastante antecedência.

Além do manejo da lavoura durante todo o ano, o produtor de café precisa se atentar aos processos de pós-colheita, que exigem grande atenção e muitos recursos em um espaço de tempo muito curto.

gestão na produção de cafés também envolve a colheita
Colheita de café.  Foto: Delightin Dee/Unplash.

O planejamento é fundamental e precisa começar já nas primeiras aplicações que são feitas na lavoura logo após a última safra. Só assim o produtor vai ter acesso ao custo final da sua saca e conseguir calcular o seu lucro.

O produtor precisa programar as datas de compra de insumos para mapear a aplicação com antecedência, e assim, conseguir fazer as aplicações no momento ideal para o metabolismo da planta.

A propriedade rural é uma empresa a céu aberto, o que significa que além de programar as adubações e outras aplicações necessárias, o produtor precisa ficar atento a previsão do tempo, pois o excesso de chuva, ou a falta dela influencia diretamente no resultado dos produtos utilizados.

Além disso, o planejamento da colheita é fundamental para conseguir conduzir um processo de pós colheita eficiente e conseguir lidar com os imprevistos de uma maneira organizada e o mais simples possível.

Apesar de parecer complexo, o processo de gestão na produção de cafés eficiente é simples na prática, mas precisa ser bem executado. Já os resultados podem ser surpreendentes e ajudar na busca pela produção de qualidade, eficiente e rentável para o produtor.