fbpx
PARA COFFEE-LOVERS

O CRESCIMENTO DOS CLUBES DE ASSINATURAS DE CAFÉS ESPECIAIS NO BRASIL

Pinterest LinkedIn Tumblr

Os clubes de assinaturas de cafés especiais surgiram como uma solução para consumidores brasileiros que procuravam cafés de qualidade, mas que tinham dificuldades para adquiri-los.

O aumento dos coffee lovers que buscavam cafés de alta qualidade, criou um segmento que tem crescido no mercado brasileiro: os clubes de assinatura de cafés especiais. A modalidade funciona com a entrega de lotes de diferentes origens para a casa do consumidor.

Quer conhecer mais sobre os clubes de assinatura de café? Confira abaixo a conversa com  Débora Reis do Coffee & Joy e Hugo Rocco, do Moka Clube para saber mais detalhes sobre o crescimento dessa modalidade de venda no Brasil.

Início dos clubes de assinaturas de cafés especiais

Os clubes de assinatura de cafés especiais no Brasil começaram em 2012, Hugo Rocco, pioneiro da modalidade no país, conta como surgiu a ideia de criar o Moka Clube. 

“O clube de assinatura era o único modelo de negócio que conseguimos trabalhar com estoque baixo, pela internet e viajando para as fazendas, que era o nosso grande prazer e objetivo no começo”, aponta.

Coffee Hunter Hugo Rocco seleciona os melhores cafés para seus assinantes. Crédito: Moka Clube

O coffee hunter (caçador de cafés) do Moka Clube fala sobre as dificuldades encontradas para implementar o clube de assinatura e em qual setor buscou inspiração para desenvolver o seu modelo de negócio.

“A dificuldade era conseguir o contato de produtores de cafés de qualidade e a logística, que é nosso grande desafio até hoje. Nós nos espelhamos muito no mercado da cerveja artesanal”, comenta Hugo Rocco.

DNA no café inspira a criação do Coffee & Joy

Idealizadora do Coffee & Joy, Débora Reis, comenta que o desejo de criar um clube de assinatura de cafés especiais está ligado também a tradição cafeeira que a sua família possui no setor. Débora relata que se inspirou em clubes de fora do Brasil e em segmentos de outros produtos como os pet shops.

Eu tive o privilégio de nascer em uma família de cafeicultores do Sul de Minas. O café já é tradição que vem de seis gerações da minha família. Tenho outros dois sócios (João e Sérgio) que também são do interior e que já sabiam, desde antes do café especial estar tão difundido, o valor que tinha naquele café bem preparado e fresco que a gente tomava em casa”. 

Débora Reis afirma que a ideia de criar o Coffee & Joy ocorreu juntamente com seus sócios Sérgio e Marcos, pois enxergaram a necessidade de levar cafés de qualidade para outras pessoas e que elas tivessem a oportunidade de experimentar diferentes sensações ao apreciar a bebida.

Sócios do Coffee & Joy: João, Marcos, Débora e Sérgio. Crédito: Coffee & Joy

“Nós (Eu, Sérgio e Marcos) resolvemos facilitar a obtenção da matéria prima causadora de todos esses sentimentos. Nos juntamos para tornar possível para qualquer pessoa também desfrutar das experiências incríveis que são proporcionadas por cafés de qualidade. O João chegou depois para complementar tudo isso e expandir a busca na origem desses cafés”, disse.

Características dos clubes de assinaturas de cafés especiais

Os coffees lovers podem escolher diferentes assinaturas de cafés especiais no Brasil com entrega de lotes de variadas origens em sua casa na frequência desejada, por exemplo, semanal, quinzenal ou mensal. As três principais características desse segmento são:

  1. Praticidade  O assinante pode receber um café especial sem sair de casa, basta escolher um dos inúmeros clubes disponíveis no mercado. A compra online permite uma facilidade na escolha dos produtos, forma de pagamento e frequência.
  2. Exclusividade  — Os clubes de assinatura de cafés trazem lotes de diversas regiões do Brasil, o que possibilita que o consumidor aprecie grãos que dificilmente conseguiria encontrar por conta própria.
  3. Qualidade  Os clubes de assinatura como o Moka Clube e o Coffee & Joy trabalham com cafés especiais, com produtores escolhidos pelos coffee hunters para garantir a entrega de cafés com aroma, corpo, acidez, doçura e amargor únicos. 

Crescimento dos cafés por assinatura

O mercado de clubes de assinatura de cafés especiais conta com dezenas de empresas no setor, dentre elas as já citadas Moka Clube, Coffee & Joy, além de Grão Gourmet, Grão Café, Have a Coffee, dentre outros.

A assinatura de cafés foi criada com o objetivo de oferecer cafés de qualidade para os consumidores que antes tinham dificuldades em adquiri-los, pois não são encontrados em supermercados, como os cafés tradicionais.

Em síntese, o mercado brasileiro apenas exportava esses produtos, porém com a chegada dos clubes, agora os coffee lovers podem receber os pedidos em suas casas de forma prática.

Débora Reis e Hugo Rocco comentam sobre o crescimento de seus clubes e os planos oferecidos online para os assinantes do Coffee & Joy e Moka Clube.

“Durante a pandemia tivemos um crescimento no número de assinantes, mas que vem acompanhando o próprio crescimento da empresa. A Coffee & Joy é uma startup que tem 4 anos de idade e que vem crescendo todo ano”, enfatiza Débora.

Criada em 2012, a Moka Clube, pioneira no setor também apresenta evolução no número de assinantes da marca “Nossa assinatura teve sempre um crescimento mensal saudável e constante. Acredito que o consumo de cafés aumentará muito ainda, e certamente os assinantes vão acompanhar esse crescimento”, disse Hugo Rocco. 

Planos de assinatura de cafés especiais

Ao fazer parte de um clube de assinatura de cafés especiais, os amantes da bebida podem optar por diferentes planos.

Coffee & Joy

O assinante é responsável por escolher todo o seu pedido, de acordo com Débora Reis, a assinatura do Coffee & Joy funciona diferente de um clube por conta da autonomia do consumidor. Em outras palavras, no site da empresa é possível escolher o café que deseja consumir ou se prefere a sugestão da casa.

“Ele escolhe quantos cafés deseja receber e qual frequência que deseja que seu pedido seja enviado (pode optar por receber a cada 7, 15, 31 dias, ou até mesmo a cada 60 dias)”, comenta.

A idealizadora do Coffee & Joy diz que o custo do envio é calculado na hora, porém que os assinantes têm descontos exclusivos, o que permite receber produtos com fretes grátis dependendo da quantidade escolhida. “Para Belo Horizonte, 2 cafés já tem frete grátis e São Paulo capital, com 3 cafés o assinante, já consegue este benefício”.

Kits do Coffee & Joy. Crédito: Coffee & Joy

Além dos cafés, a empresa envia mimos com uma surpresa a cada mês, podendo ser uma caneca, um pin, um porta copos, adesivos, etc.

Clique aqui para mais informações sobre preços do clube de assinatura do Coffee & Joy.

Moka Clube

No plano de assinatura ofertado pela empresa de Curitiba, os assinantes recebem microlotes de cafés especiais de 250 gramas. Todo mês é possível apreciar produtos selecionados pelo próprio Hugo, que além de idealizador, compõe o time de coffee hunters do Moka Clube.

Segundo Hugo Rocco, o Moka Clube disponibiliza um plano recorrente/mensal com 1, 2 ou 4 pacotes que são enviados em uma caixinha. O consumidor pode escolher como quer receber o seu café, se é na versão em grão ou moído. A empresa oferta produtos exclusivos e brindes para os assinantes.

Microlotes de cafés especiais do Moka Clube. Crédito: Moka Clube

O frete é calculado quando o consumidor digita o CEP do endereço e o pagamento pode ser realizado pelo cartão de crédito ou boleto bancário. Para conhecer mais sobre o plano de assinatura de cafés do Moka Clube e valores clique aqui

Desafios no mercado de clubes de assinatura

Os clubes de assinaturas de cafés especiais passam por diferentes desafios, como conseguir o contato dos melhores produtores e a logística, como citou Hugo Rocco no início da entrevista.

A logística continua sendo um dos desafios do Moka. Crédito: Moka Clube.

Outro obstáculo enfrentado por empreendedores nessa modalidade está relacionado a mudança de hábito do consumidor de café tradicional para café especial. Fazer com que clientes acostumados a comprarem cafés de supermercados passem a apreciar os grãos selecionados é um grande desafio.

“A maior dificuldade no início (na verdade, é uma dificuldade até hoje), foi a de mostrar para o consumidor, o verdadeiro sabor do café especial. Em primeiro lugar porque é cultural, estamos acostumados a tomar uma café extremamente torrado. Em segundo lugar, foi e continua sendo bastante desafiador trabalhar recorrência em um país que isto ainda não é costume”, comenta Débora Reis.

Conclusão

Os clubes de assinaturas de cafés especiais surgiram como um facilitador para que os consumidores pudessem ter os produtos com praticidade em suas casas. Inspirados em outros negócios, os clubes apareceram como uma solução para que os amantes de café pudessem ter acesso aos produtos no mercado nacional.

Além disso, existe uma onda de consumidores de cafés especiais, formada por pessoas que se preocupam com a origem do produto, buscam diferencial e exclusividade. Portanto essa crescente de adeptos a esse mercado, consequentemente impulsiona o número de assinantes de clubes de café no Brasil.

Gostou do nosso artigo sobre clubes de assinatura de cafés especiais? Leia também sobre “Drive Thru de café, será que essa moda pega no Brasil?” e conheça outro modelo de negócio do setor.

×