fbpx
NOTÍCIAS DO CAFÉ

BSCA ABRE INSCRIÇÕES PARA O CUP OF EXCELLENCE® 2020

Pinterest LinkedIn Tumblr

A BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association) divulgou o calendário para as inscrições no Cup of Excellence 2020, principal concurso de qualidade do mundo para cafés especiais.

O CUP OF EXCELLENCE

O “Cup of Excellence” faz parte das ações do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) que busca a promoção e valorização dos cafés especiais brasileiros no mercado externo, reforçando a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionando o Brasil como fornecedor de alta qualidade, que utiliza tecnologia de ponta através de pesquisas científicas realizadas no país.

Reprodução BSCA

A Alliance for Coffee Excellence (ACE) é a detentora do Cup of Excellence, a competição/leilão de maior prestígio para cafés de alta qualidade. O nível de análise e exigência que os cafés da Cup of Excellence passam é incomparável em qualquer lugar do setor de café especializado.

A COMPETIÇÃO

A competição é rigorosíssima, com cuppings de avaliação conduzidos por especialistas do setor em três etapas: primeiro por um júri nacional com cerca de uma dúzia de jurados qualificados do país de origem e depois por um júri internacional, composto por aproximadamente 20 a 25 jurados experientes do mundo inteiro.

A título de exemplo, uma competição com 300 inscrições produz uma média de 9.000 xícaras analisadas, com cada café “Top 10” sendo avaliado pelos especialistas pelo menos 120 vezes. Esse processo garante que cafés de alta qualidade e consistentes entrem no leilão do COE.

Milhares de cafés são recebidos todos os anos para avaliação do concurso. Os cafés vencedores são vendidos em leilões online globais a preços premium, com a grande maioria do lucro dos leilões indo para os agricultores.

Nesta edição de 2020, a BSCA realizou algumas alterações no regulamento visando à proteção dos profissionais envolvidos contra o Covid-19. Você pode acessar o site da BSCA para mais informações clicando aqui.

Os produtores de café arábica de todo o país têm até o dia 2 de setembro para se inscrever no site da entidade e enviar suas amostras.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E NÃO PERCA NADA

×