Quer preparar um bolo simples e com excelente apresentação? Temos a solução perfeita e mais saborosa para você, este bolo mistura o sabor do chocolate com o delicioso aroma do café que todos nós amamos.

Essa receita tem um ingrediente especial, a proposta é que seja feita com o café 100% Robusta.

O café da espécie (Coffea Canephora), muito popular pela variedade Conilon, em geral apresenta um sabor mais marcante e mais resistente quando comparada ao café Arábica.

O robusta tem um sabor mais intenso, forte e agradavelmente amargo e contém mais cafeína. Portanto, o Robusta é frequentemente usado em misturas de café espresso para cappuccinos e café com leite.

O café Robusta também fica muito bem no filtrado e nesta receita ficou em especial ficou com o casamento perfeito.

Leia mais em nosso artigo sobre a diferença do café Arábica e  Canephora (Robusta).

Foto Bolo de Chocolate com café feito por Alda Barroso
Bolo de café robusta com chocolate

A criação da receita

Está receita de bolo de café com chocolate feita com café robusta, já foi matéria da 3ª. Edição da revista “Cafés de Rondônia” em 2018 – Embrapa de Rondônia e em 30 de agosto de 2021, virou reportagem no Rondônia Rural.

É possível ver a receita Bolo de Café Robusta com chocolate no Globo Play

Por isso, decidimos trazer essa receita que já se mostrou um verdadeiro sucesso para compartilhar com os leitores da Revista Barista Wave.

Antes de conhecerem a receita, vocês precisam conhecer a criadora desta maravilha. Alda Barroso é especialista em Negócios de Café. Há mais de 13 anos ajuda empresários do ramo de café, no planejamento do negócio e preparo desta bebida, com arte e encantamento!

Ela além de ser uma grande especialista em café é uma boleira de mão cheia e tem em seu acervo pessoal inúmeras receitas e combinações de bolos com café.

Essa receita de bolo é ótima para você ter no cardápio da sua cafeteria e encantar o seu cliente com uma nova e saborosa opção.

Alda Barroso
Bolo de Café Robusta com chocolate

Receita Bolo de Café “Robusta”com Chocolate

Ingredientes:

• 4 ovos

• 1 xícara de chá = 200 ml de óleo

• 1 e meia xícara = 300 gramas de açúcar 

• 1 xícara de chocolate em pó = 100 gramas

• 1 xícara de café coado bem intenso sem açúcar e frio = 240 ml

• 2 xícaras de farinha de trigo peneirada = 200 gramas

• 1 pitada de sal

• 1 colher de sopa de fermento em pó

• 1 colher de chá de bicarbonato.

Modo de preparo 

1. Unte uma forma redonda com 25 cm de diâmetro de furo no meio com manteiga e polvilhe farinha misturada com um pouco de chocolate. Use desmoldante, se preferir.

Pré-aqueça o forno a 180 graus centígrados.

2. Em uma vasilha misture os ingredientes secos: farinha de trigo, chocolate em pó, o fermento em pó, o bicarbonato e a pitada de sal.

3. À parte bata as claras, quando estiver quase no ponto de neve acrescente 1/2 xícara do açúcar até a consistência de um merengue e reserve.

4. Na batedeira coloque o restante do açúcar (01 xícara) e vá juntando as gemas (uma a uma) continuando batendo, depois o óleo em 04 adições com a batedeira em movimento. Em seguida vá adicionando aos poucos, com a velocidade da batedeira mais baixa com os ingredientes secos alternando com o café que deve estar na temperatura ambiente.

Sempre termine com os ingredientes secos.

5. Por último acrescente as claras em neve na massa em duas ou três etapas, envolvendo delicadamente com a espátula.

Coloque a massa em uma forma redonda, de buraco, untada e enfarinhada e leve ao forno na temperatura de 180 graus por cerca de 45 minutos (+-).  

Após esfriar, desenforme, faça uma calda de chocolate, despeje por cima do bolo e decore com grãozinhos de café que mais parece uma joia.

Para a calda de chocolate:

• 1 xícara de leite com café metade/metade

• 2 colheres de açúcar

• 4 colheres de chocolate em pó

• 1 colher de manteiga