A Starbucks alterou seu código de vestuário, provocando celebrações entre os baristas com piercings faciais.

Os baristas da Starbucks estão em festa, isso porque a empresa acaba de atualizar o seu código de vestimenta.

Essa atualização permite que os colaboradores possam usar piercing facial. Anteriormente, os funcionários podiam usar um pequeno piercing no nariz, mas sem piercings ou anéis no septo. 

O antigo código de vestimenta dizia: “Nenhuma outra jóia furada ou adorno corporal é permitida, incluindo brincos de língua”.

Eles ouviram o feedbacks dos colaboradores e com isso reavaliaram suas regras de vestimenta. A maioria das outras regras do código de vestuário permanecem as mesmas.

A Starbucks simplificou o código de conduta de vestimenta para uma página, substituindo o antigo. Ao invés de fornecer exemplos específicos para os tipos de jeans, blusas ou sapatos, a Starbucks agora simplesmente fornece alguns parâmetros e uma paleta de cores designada para os funcionários. 

Por exemplo, ao invés de uma “lista de sim” para sapatos que incluíam couro, tamancos de salto fechado e tênis de couro sintético, a Starbucks agora permite que os funcionários usem qualquer sapato que seja à prova d’água com saltos planos e que cubram a parte superior do pé, calcanhar e os dedos e que se enquadrem na paleta de cores. As mudanças continuam garantindo a segurança no trabalho.

LEIA TAMBÉM: A PROFISSÃO BARISTA NO BRASIL


Os colaboradores correram para o twitter para celebrar a decisão da empresa.

Decisões como essa tomada pela Starbucks são interessantes para provocar uma reflexão sobre o Dress Code dentro das empresas. O mundo e as relações de trabalho estão mudando de uma maneira muito veloz. Você já se perguntou se o código de vestimentas da sua empresa está atualizado com a nova realidade do mercado, ou será que está preso em padrões antigos que não conversam com a nova geração?

Vale refletir se estamos julgando o livro pela capa ou se estamos caminhando alinhados aos novos tempos.