Ser um bom líder e engajar o seu time não é uma tarefa fácil, afinal são muitos os desafios para ter um time motivado de maneira permanente.

Como líder do seu negócio, você deve passar a mensagem para seus funcionários, parceiros comerciais, clientes e colegas, sem ruídos ou mal entendidos.

A boa notícia é que criamos uma lista com 10 dicas acessíveis e valiosas sobre liderança que farão você não somente administrar seus negócios como também liderar seu time.

Algumas dicas são relativamente básicas, mas são lembretes importantes. Outras, bem, talvez você nunca tenha pensado nelas antes.

Considere as seguintes dicas ao aprimorar o seu estilo de liderança:

DICA 1: Lidere pelo exemplo

Seus funcionários esperam que você dê o exemplo. Você pode pensar que seu trabalho pode falar por si, mas sua imagem profissional e comportamento cotidiano podem não projetar a impressão que você deseja.

Os líderes precisam mostrar, não apenas falar. Se você deseja que seus funcionários sejam pontuais, chegue na hora, ou até mais cedo, e seja pontual nos compromissos. Se o profissionalismo e a cordialidade for uma prioridade, verifique se você interage (pessoalmente e on-line) com cortesia.

Defina o tom e seus funcionários o seguirão.

DICA 2: Um pouco de humildade ajuda

Há uma clássica e conhecida diferença entre ser líder e ser chefe. Enquanto ambos estão no comando, um líder compartilha os holofotes e fica à vontade para dar crédito do sucesso aos outros. Embora possa parecer contra-intuitivo, ser humilde requer mais confiança do que se aquecer na glória.

Seus funcionários vão gostar e seus clientes também.

DICA 3: Não adie tomadas de decisão

Não fique adiando suas decisões – mesmo que as questões envolvam certa complexidade. Um bom líder deve saber se posicionar, caso contrário, passará a sensação de insegurança e indecisão para o time.

DICA 4: Comunique-se assertivamente

A comunicação eficaz é decisiva, tanto na cafeteria quanto na vida. 

Os grandes líderes garantem que sejam ouvidos e compreendidos, mas também sabem a importância de ouvir. A comunicação é uma via de mão dupla e ao tirar o máximo proveito disso, o seu negócio se beneficiará, afinal quando a comunicação flui tudo fica mais fácil.

DICA 5: Atenção aos feedbacks

O feedback é essencial para manter uma boa gestão de pessoas: você poderá corrigir falhas ou elogiar acertos de cada funcionário. Lembre-se de fazer isso através de conversas individuais e sempre levando em consideração dados concretos que comprovem sua avaliação.


TALVEZ VOCÊ SE INTERESSE PELO ARTIGO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E TREINAMENTO EM CAFETERIAS.


DICA 6: Conheça seus limites

Até o líder mais gentil e atencioso tem limites. Defina seus limites e cumpra-os. Saber o que você não tolerará pode economizar muita frustração para todos na cafeteria, e manter os limites claros evita confusão.

DICA 7: Encontre um mentor

Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra. (John Donne).

Os melhores líderes sabem quando precisam de ajuda e sabem onde recorrer para obtê-la. Ninguém pode saber tudo, portanto, encontrar alguém em quem confie para obter conselhos quando as coisas ficarem difíceis pode fazer toda a diferença.

DICA 8: Seja emocionalmente consciente

Enquanto muitas pessoas aconselham manter emoções separadas dos assuntos comerciais, os negócios envolvem, em última análise, relacionamentos entre as pessoas.

Para tornar esses relacionamentos duradouros, você precisa ter inteligência emocional – ser sensível a diferentes pontos de vista e diferentes origens. Ao usar a cabeça para fazer o melhor para sua empresa, não se esqueça de também usar o coração.

A chave desta equação é buscar o equilíbrio emocional.

DICA 9: Saiba estipular metas

Conheça o seu negócio, sua equipe e saiba estipular as metas atingíveis. Não adianta nada estipular metas impossíveis de serem alcançadas – além de não obter sucesso, só criará um ambiente estressante e improdutivo. Para isso, é muito importante ter os números do seu negócio evitando achismos que podem afetar a credibilidade das metas.

DICA 10: Nunca pare de melhorar

Grandes líderes – estão constantemente aprendendo e sempre tentando melhorar a si mesmos. Sempre há algo em que você pode trabalhar ou uma nova habilidade para dominar. Mantenha sua mente aberta para novas idéias e possibilidades. 

É essencial que um líder esteja sempre buscando formas de melhorar suas técnicas de liderança. Além disso, fique atento a grandes talentos em sua equipe. Ao reconhecê-los, invista no desenvolvimento desses profissionais.

Caso tenha interesse em se desenvolver ainda mais, o curso GESTÃO DE EQUIPES é um dos cinco cursos disponíveis na plataforma BARISTA WAVE ACADEMY. Escolha seu plano e certifique-se.

Pense a longo prazo e na produtividade de sua empresa.