fbpx
Banner Promocional - Aprenda sobre café e empreendedorismo
O maior evento digital para quem quer abrir uma cafeteria
PARA CAFETERIAS

10 DICAS BÁSICAS DE UM BOM PERFIL NO INSTAGRAM PARA CAFETERIAS

Pinterest LinkedIn Tumblr

Confira neste artigo 10 dicas para construir e manter um bom perfil no Instagram para a sua cafeteria atrair mais seguidores e potenciais clientes para a página do seu negócio.

Nem precisamos falar que as redes sociais já são uma realidade para a grande maioria das empresas, e para as cafeterias e torrefações de café não é diferente.

Afinal, muitas pessoas que amam café e que gostam de frequentar bares e restaurantes, estão de olho nas novidades no mundo online.

Por isso, se você possui uma cafeteria ou trabalha em uma, é importante levar em consideração o marketing digital, caso contrário o seu negócio pode ficar para trás neste mercado competitivo.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para criação de um perfil mais atrativo no Instagram, que é a terceira rede social mais utilizada no Brasil em 2022, atrás apenas do WhatsApp e do Youtube.

As próximas 10 dicas podem ajudar o empreendedor e futuro empreendedor desse nicho a conseguir melhores resultados nas redes sociais.

Fique com a gente até o final deste artigo e confira todas as nossas dicas sobre esse novo mundo digital em que os negócios prosperam.

Boa leitura!

1 – Utilize um nome de usuário de fácil identificação e visualização

Em primeiro lugar, vamos falar da importância de criar um nome de usuário no Instagram da sua cafeteria que seja de fácil identificação.

Sabemos que nem sempre o nome de usuário que queremos utilizar está disponível, mas alguns cuidados são importantes se você quer ser encontrado com facilidade.

Por isso utilize com cautela os chamados caracteres especiais no seu nome de usuário. Os caracteres especiais não são proibidos de serem utilizados, mais evite exageros.

Normalmente os mais utilizados nos nomes de usuário são underline e ponto, por isso tenha cuidado com exageros que dificultam que o seu perfil seja encontrado e fique atento a uma visualização harmônica. Bom senso na escolha é a premissa básica.

Caso o nome perfeito não esteja disponível, faça testes com as alternativas disponíveis.

No exemplo fictício da cafeteria Santo Antonio, qual você acha que ficaria mais harmônica?

@santo_antonio.cafe
@santo_antonio_cafe
ou
@santoantonio.cafe

2 – Divulgue os principais produtos do cardápio da sua cafeteria

Outra dica bem importante sobre conteúdo de Instagram para cafeterias, é divulgar os principais pratos e bebidas tanto no feed quanto nos stories, lembrando sempre de manter o cardápio completo atualizado no destaque do perfil.

Publique fotos, stories ou reels com as bebidas e comidas mais procuradas na cafeteria, ou até mesmo mostrando o processo de preparação ou harmonização.

Se possível, pense em conteúdos mais estratégicos, que gerem curiosidade do cliente, como o barista da casa preparando um capuccino ou algo similar.

Os consumidores possuem bastante curiosidade sobre o funcionamento dos bares e restaurantes e além disso, é uma forma de se sentirem mais próximos e seguros do que estão consumindo.

3 – Não limite as suas publicações somente aos produtos

Hoje em dia, publicar uma foto de uma bebida bem preparada já não é mais o suficiente.

É preciso bem mais do que isso para que a sua cafeteria tenha um diferencial, pois a disputa  por espaço e atenção no mundo digital está cada vez mais acirrada.

Sendo assim, para atrair mais público, é fundamental intensificar a experiência entre o seu negócio e o consumidor.

Dessa forma, é possível fazer postagens sobre outros conteúdos que chamem a atenção do leitor, alguns exemplos, são:

  • Curiosidades sobre o mundo do café;
  • Tendências;
  • Entrevistas;
  • Frases de efeito ou engraçadas sobre café.
  • Fotos dos clientes mais assíduos. 
  • Avaliações e experiências dos clientes.
  • Dia a dia do trabalho na sua cafeteria

Esses são apenas alguns dos exemplos de conteúdo de Instagram para cafeterias que podem intensificar a experiência do usuário com o seu negócio e comunicar mais sobre a visão da sua marca.

4 – Cuide da identidade visual do perfil

A identidade visual também é essencial para quem deseja melhorar o conteúdo do Instagram para cafeterias.

Veja se o branding da sua marca está de acordo com a sua proposta, e não deixe de combinar as cores, inclusive nas postagens. Se você não entende muito dessas “coisas de marketing”, fique atento aqui na nossa revista digital, pois esse assunto certamente faz parte da nossa pauta editorial. 

Para não perder nada, esteja no nosso canal no Telegram, clicando aqui.

Continuando…

Arquive as postagens que não fazem mais sentido para que não fique visualmente poluído para quem está acessando pela primeira vez.  Mas lembre-se que essa organização não pode te impedir de postar algo. Um perfil organizado, mas que interaja com o público. É isso que os visitantes querem, MOVIMENTO.

5 – Invista em propaganda

Uma dica bem interessante para o Instagram da sua cafeteria, caso você esteja com dificuldade para conseguir mais seguidores é investir em tráfego pago.

Você não precisa de um profissional para isso, pelo menos não inicialmente. Mas é importante que isso seja feito de forma qualificada, ou seja, buscando estratégias para atrair seguidores reais e que realmente se interessam pelo tema.

Mas fique atento, é importante estabelecer um orçamento mensal para esse tipo de atividade e acompanhar os números. Algumas postagens podem atingir um grande número de pessoas organicamente, mas isso exige constância e provavelmente alguém dedicado para olhar pra essa parte do negócio.

Caso seja necessário, busque uma agência de marketing de confiança para realizar este trabalho para a sua empresa.


Conheça o Mapa de Abertura de Cafeterias, o curso que já transformou a vida de muitos novos empreendedores desse setor no Brasil.


6 – Faça promoções e sorteios 

Todo mundo gosta de uma promoção ou sorteio, para os fãs de cafeterias isso não é diferente.

Portanto, reúna a sua equipe e crie algumas ações promocionais ou sorteios que possam ser publicados no próprio Instagram.

Isso é uma ótima maneira de interagir com consumidores em potencial e divulgar o seu negócio para pessoas que ainda não conhecem.

7 – Crie enquetes e interaja também nos stories

O story é uma ferramenta muito poderosa para interagir com os seguidores da sua cafeteria no Instagram.

É uma maneira de receber feedbacks, sugestões de melhoria, opções de produtos, serviços, sugestões, pontos de melhoria e muito mais. Não esqueça de configurar para que os usuários possam responder o stories.

É perfeito para obter um contato direto com os seus clientes e buscar informações valiosas para a estratégia da sua empresa, realmente vale a pena!

Portanto, comece ainda hoje a interagir com o público-alvo do seu negócio.

8 – Faça lives, mesmo que curtas

Busque ideias interessantes de lives que possam chamar a atenção dos seus clientes.

Por exemplo, se estiver rolando um som ao vivo na cafeteria ou uma grande movimentação, pode ser legal transmitir tudo isso online e ao vivo, para atrair mais pessoas para a cafeteria.

Use e abuse da sua criatividade para a criação de lives, pois é uma forma de trocar uma experiência direta com o internauta.

Isso deve gerar mais curiosidade e vontade de conhecer o local, o que deve fidelizar ainda mais clientes.

9 – Não deixe de usar as hashtags de conteúdo para Instagram de cafeterias

As hashtags são essenciais para as publicações no Instagram, pois é através delas que milhares de seguidores podem encontrar o perfil do seu negócio e também é uma das formas como o Instagram vai entender cada vez mais sobre o seu negócio e distribuir seu conteúdo de maneira mais assertiva.

Sendo assim, é importante que você busque pelas hashtags que são mais buscadas no ramo ou até mesmo uma hashtag muito utilizada na sua cidade ou região.

E em cada publicação no feed, não deixe de escrever cada uma delas.

Isso deve aumentar o acesso ao seu perfil nas redes sociais e conquistar mais seguidores e amantes de café e do seu negócio.

10 – Faça benchmarking

Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas de um certo negócio. Por fim, vamos te dar a última dica sobre conteúdo para Instagram de cafeterias, que é observar o perfil de outras cafeterias.

O que outros players do mercado estão fazendo? Será que condiz com o seu tom de voz e com a sua marca? É possível fazer algo parecido, porém com originalidade?

Fazer benchmarking é uma ótima maneira para obter mais ideias de postagens e analisar quais são as estratégias de publicações de outros perfis.

Além disso, é uma forma de encontrar novas tendências e criar publicações com diferenciais.

Lembre-se que você está lidando com um mercado competitivo e por isso, é muito importante ficar de olho nas redes sociais de perfis de cafeterias pelo Brasil e pelo mundo.

Gostou das nossas dicas sobre conteúdo para Instagram de cafeterias? Aproveite e compartilhe este post com os seus amigos que se interessam pelo assunto!

Acesse este link para saber mais dicas sobre cafeterias.