O chocolate certamente está entre os alimentos mais desejados e apreciados do mundo inteiro, por isso tem um dia mundial para ser celebrado.
Não é difícil encontrar diversas pesquisas que confirmam que o consumo moderado de chocolate fornece energia, melhora o humor, diminui o estresse.
Qualquer semelhança com o nosso amado café não é mera coincidência. Tendo o seu consumo moderado, o chocolate pode fornecer energia, melhorar o humor, diminuir o estresse, e pode ser utilizado de diversas formas.
UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO CHOCOLATE

No retorno para Espanha por volta 1528, o conquistador espanhol Fernão Cortés presenteou o Rei Carlos V com algumas sementes de cacau – e a partir de então, o chocolate começou a fazer parte da história européia, tornando-se um valioso elixir. Tanto que a sua produção foi um segredo por um bom tempo.
NO BRASIL

A NOVA ONDA DO CHOCOLATE ARTESANAL
Acredita-se que o chocolate especial será a próxima bebida que será agregada no mercado de cafeterias especializadas. Aliás, não é incomum que o café brasileiro tenha como notas sensoriais a conexão nítida entre o chocolate, amêndoas, castanhas, etc.
A harmonização entre café e o chocolate inspira os consumidores mais exigentes e a prática vem se espalhando com razoável velocidade no Brasil. Sugere-se que o apreciador dessas iguarias morda um pedaço de chocolate e em seguida beba o primeiro gole de café. Na sequencia ainda com o doce na boca, beba mais um gole de bebida e dessa forma, vá buscando harmonizar diferentes cafés com diferentes tipos de chocolate.
LEIA TAMBÉM: A INFLUÊNCIA DO MILLENNIALS NA CULTURA DO CAFÉ
O TERMO DO GRÃO À BARRA (BEAN TO BAR)
O setor de gastronomia e foodservice já notou que os consumidores exigem cada vez mais uma personalização e também mantêm a preocupação com a origem das materias primas dos produtos. Em chocolates artesanais não é incomum ver o termo do grão à barra” ou “bean-to-bar” nos rótulos.
Assim como no café especial, há uma preocupação com todas as etapas da cadeia produtiva, no chocolate não é diferente. Além de mais sabor e saúde, o termo Bean-to-bar representa também respeito a questões sócio ambientais.
Nesse sentido, os chocolatiers, profissionais que se compararmos com o universo do cafés especiais poderiam ser torrefadores e baristas juntos, são os grandes responsáveis pela divulgação e disseminação de conhecimento nesse, literalmente, universo paralelo ao dos cafés especiais.
E você, já consumiu ou procurou consumir chocolates de altíssima qualidade?

Divulgamos notícias especializadas em cafés.
Para divulgar sua empresa ou projeto, entre em contato através do e-mail contato@baristawave.com
Comments are closed.